Como fica a jornada de trabalho nos dias de jogo da seleção?
No país do futebol, as partidas da seleção brasileira não são só jogos, mas eventos que reúnem famílias, amigos, patões e empregados.
Conheça as opções e saiba como conciliar a jornada de trabalho nos dias dos jogos:
Primeiro, é importante esclarecer que os dias de jogo da seleção brasileira não são feriados, desta forma, é o empregador, quem assume o risco do negócio, quem deverá indicar como a jornada de trabalho será nesses dias.
Ainda, é importante verificar junto ao departamento jurídico ou da contabilidade, se na sua região não há uma regra específica regulamentando esses dias, como uma convenção coletiva ou decreto local.
Como regra geral, a empresa poderá optar por manter o trabalho de forma normal, liberar os colaboradores ou disponibilizar local para que possam assistir no próprio ambiente de trabalho.
Ao optar pelo trabalho em jornada normal, a empresa deve estar pronta para ouvir reclamações, lidar com a insatisfação dos colaboradores e até mesmo eventual falta do empregado, que poderá ser punida com advertência e, em caso de faltas reiteradas, até mesmo com a demissão por justa causa.
Uma boa opção é usar o banco de horas, ou seja, liberar os colaboradores pouco antes dos jogos e lançar esse período para compensação de eventuais horas extraordinárias.
Neste sentido, na forma do §5º do artigo 59 da CLT: “O banco de horas de que trata o § 2o deste artigo poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses”.
Para fins de compensação das horas extras, a jornada total não poderá ultrapassar o limite de 10 horas diárias.
Caso a empresa opte por disponibilizar local dentro da empresa para que os colaboradores possam assistir aos jogos, esse tempo na empresa não poderá ser descontado, sendo considerado tempo de trabalho, à disposição do empregador.
Sendo assim, as empresas possuem algumas opções para que possa escolher aquela que melhor se adeque a sua realidade e suas necessidades de atendimento e produção.
Instagram @andretolentinoadv